Como organizar seu arquivo de NF-e (XML)

Nenhum comentário »

Um grande problema que tenho presenciado ultimamente nas empresas é:

“O que fazer com os arquivos XML das NF-e recebidas ?”.

Além disso, algumas empresas fazem uma grande confusão entre NF-e e DANFE:

O DANFE é apenas um documento utilizado para acompanhar a mercadoria.

A verdadeira NF-e é o arquivo XML, e este deve ser guardado em local seguro por pelo menos 5 anos.

Arquivar esses documentos em local seguro nem é um problema tão sério, já que temos hoje em dia os mais diversos sistemas de armazenamento: CD/DVD, pen-drives, hd portátil, entre outros. O problema aparece mesmo no caso de uma fiscalização:

Nesse caso, o fiscal irá solicitar determinados arquivos XML, que deverão ser localizados em um curto espaço de tempo. Está armada a confusão ! Como localizar os arquivos solicitados ?

Foi com o objetivo de resolver esse problema, que pode acarretar inclusive em multas à empresa fiscalizada, que criamos o SAFE (Sistema de Arquivo fiscal Eletrônico).

O SAFE permite que sua empresa faça a verificação e validação dos arquivos XML recebidos, ao mesmo tmpo em que providencia o correto arquivamento, armazenamento e indexação dos arquivos, permitindo a fácil localização desses arquivos a qualquer momento, e à partir de qualquer lugar, desde que possua acesso à internet.

O SAFE permite também armazenar NF-e de saídas, com a mesma facilidade.

Além de permitir localizar uma determinada Nf-e em poucos instantes, o SAFE permite a reimpressão de seu respectivo DANFE.
Com o SAFE, você pode localizar seus arquivos XML por período, fornecedor, e número da NF-e, através de um ambiente web de uso bastante fácil e intuitivo. Seus arquivos XML são armazenados em datacenter de última geração (Uol/Diveo), em ambiente totalmente seguro e com backups diários, garantindo a segurança e integridade de suas informações.

O SAFE é comercializado em pacotes, com pagamento mensal, de acordo com o volume mensal de notas fiscais emitidas.

Para obter mais informações, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Quantidade média mensal de NF-e a arquivar

Sua mensagem

Seus documentos em qualquer lugar

Nenhum comentário »

Se você é como eu, trabalha praticamente o tempo todo online e em vários computadores, esta dica será muito útil.

Durante muito tempo eu usei um pendrive para transportar meus documentos de um pc para outro, mas muitas vezes, após modificar um determinado documento, eu esquecia de gravar a versão modificada novamente no pen-drive, e em pouco tempo já estava com versões dos documentos diferentes, tanto nos computadores como no pen-drive. Isso quando não esquecia o pendrive plugado no computador de casa e só lembrava ao chegar no serviço.

Se você tem ou já teve problemas similares, o Dropbox é a solução perfeita !

Com ele, você grava os seus arquivos  numa pasta no seu computador, e ele trabalha em segundo plano, sincronizando seus arquivos com um servidor na internet.

Depois de sincronizado os seus arquivos, você pode acessá-los pelo site do Dropbox.  Para ter arquivos sincronizados em vários computadores, basta instalar o programa nos computadores que você normalmente usa.

Os procedimentos de instalação são os seguintes:

Você se cadastra em http://dropbox.com preenchendo seu nome, sobrenome, e-mail e senha;

Baixa e instala o programa no seu computador;

Depois disso, basta colocar os seus arquivos dentro da pasta My Dropbox , da maneira que achar melhor, pode inclusive criar outras pastas dentro dela.

O Dropbox permite também que você compartilhe pastas com outros usuários, facilitando assim a troca de arquivos com seus amigos.

O Dropbox é praticamente um disco virtual, e funciona como uma pasta comum em seu computador: basta arrastar os arquivos para ela, que o software se encarregará de fazer o resto. Você consegue inclusive acessar seus arquivos, mesmo estando Offline!

Além disso, se você excluir sem querer um arquivo importante, não se desespere, é prossível recuperar arquivos apagados facilmente !

É uma boa opção também para armazenar backups de dados importantes ou criar áreas de compartilhamento de arquivos entre empresas geograficamente distantes.

Existem atualmente versões do Dropbox para os sistemas operacionais Linux, Windows e Mac

O serviço é gratuito até um limite de 2 GB e usando um dos links do meu site para se cadastrar você ganha um espaço adicional de 250 MB.

Publicidade - Anuncie Aqui


O ataque aos sites na Locaweb

Comentários desativados

Não é de hoje que expresso meu pensamento com relação aos grandes provedores de hospedagem: “Quanto maior a empresa, maiores os problemas”.

O ataque, invasão e modificação de sites hospedados na Locaweb ocorrido  ontem (17/09/2010) nos mostra que nem sempre estamos seguros contratando os serviços de grandes empresas.  Não estou alegando que a culpa seja deles, mas quanto maior o número de clientes que você possui, maior deve ser a estrutura para manter seus serviços funcionando.

Página publicada em sites que foram crackeados

Página publicada em sites que foram crackeados

Sabemos hoje que a menos que você disponha de muito capital para colocar seu site num servidor particular exclusivamente seu (VPS ou Dedicado), você acaba usando um serviço de hospedagem compartilhada, onde seu site divide o mesmo espaço com milhares de outros no mesmo servidor. E muitas vezes, basta que apenas um desses sites possua uma falha de segurança que possa ser explorada por crackers, e praticamente todos os sites do mesmo servidor passa a correr o risco de ser invadido ou pelo menos “cair”.

Esse foi um dos motivos que me levaram a criar minha própria empresa de hospedagem de sites, Tempo Host Hospedagem de Sites.

Como hospedo pouca quantidade de sites em meus servidores e muitos deles são desenvolvidos internamente, posso manter um maior controle e verificar se todos estão usando as últimas versões dos softwares utilizados no seu desenvolvimento, normalmente WordPress ou Joomla, evitando assim falhas de segurança que possam comprometer todo o servidor.

Então, se você procura um local confiável para hospedar seu site ou o site de sua empresa, hospede na Tempo Host Hospedagem de Sites, lá você tem a certeza de que seu site estará sendo constantemente monitorado e mesmo que algum problema venha a ocorrer, você tem certeza de que terá a quem recorrer para obter suporte.

Configurando VirtualHosts no Xampp

2 comentários »

Participei do último WorkShop PHP Extreme: PHP 5 – POO da SchoolOfNet, e após ouvir o Wesley elogiar tanto os famosos VirtualHosts resolvi também configurar meu ambiente de desenvolvimento com os VirtualHosts no apache. Como programo em Delphi também, acabo usando o mesmo ambiente para desenvolver em PHP, ou seja, desenvolvo em Windows.

Acabei acostumando a usar o XAMPP Lite, que é uma versão mais “leve” do XAMPP, mas instala tudo que eu preciso e até um pouco mais:  Apache 2.2.14 (IPv6 enabled),  MySQL 5.1.41 + PBXT engine, PHP 5.3.1, OpenSSL 0.9.8l, phpMyAdmin 3.2.4, XAMPP Control Panel 2.5.8, XAMPP CLI Bundle 1.6, Webalizer 2.21-02, msmtp 1.4.19, SQLite 2.8.17, SQLite 3.6.20, Ming 0.4.3Apache + PHP + mySQL, de forma rápida e descomplicada.

Você encontra diversos tutorias de instalação do XAMPP pela internet então não vou me preocupar com a instalação dele. Caso queira um passo a passo, indico o tutorial do Carlos Mesquita Aguiar em www.forumweb.com.br.

Só deixo aqui uma dica: no windows 7 não instale o XAMPP na pasta “Program Files” ou “Arquivos de Programas” devido a problemas de permissão de arquivos. Eu instalei o meu em “C:\XAMPP”, e vou assumir essa localização de agora em diante.

A primeira coisa a se fazer é criar os redirecionamentos internos para que o windows aponte os domínios para seu ambiente local.
O Windows possui um arquivo chamado hosts, que funciona como um DNS interno. Esse arquivo fica no diretório %windir%\System32\drivers\etc\ .

Vamos incluir no final desse arquivo os domínios que queremos apontar para nossa máquina local:

127.0.0.1  site1.meudominio.com
127.0.0.1  site2.meudominio.com

A maioria dos tutoriais que encontrei mandavam editar o de configuração do apache httpd.conf, mas no caso do XAMPP o arquivo a ser editado é o C:\XAMPP\apache\conf\extra\httpd-vhosts.conf

Nesse arquivo vamos incluir as informações abaixo:

NameVirtualHost 127.0.0.1:80
<VirtualHost *:80>
ServerName site1.meudominio.com
DocumentRoot "C:/XAMPP/htdocs/site1"
</VirtualHost>


<VirtualHost *:80>
ServerName site2.meudominio.com
DocumentRoot "C:/XAMPP/htdocs/site2"
</VirtualHost>

Onde:

* ServerName – É o nome do VirtualHost criado. Lembre-se que o nome escolhido precisa estar configurado no arquivos hosts do windows.

* DocumentRoot – Diretório raiz de seu servidor, onde estará localizado seu arquivo index.

Após fazer as alterações, reinicie o apache e abra no navegador os sites configurados, que agora estão rodando no seu servidor local.

Entradas anteriores »